História

Largo da igreja paroquial de São Bartolomeu 
Vila Cã é uma Freguesia que pertence ao concelho de Pombal que esta se localiza a 10 quilómetros e ao pertence ao distrito de Leiria. Está situada na margem direita da ribeira de Valmar, afluente do Arunca (ou ribeira de Soure) e o seu padroeiro é S. Bartolomeu.
Vila Cã é uma Freguesia extremamente antiga; na sua área estão registadas duas minas de carvão, denominadas de Outeiro das Galegas e Sítio das Hortas.
A toponímia local indica uma fixação permanente desde antes do século XII, podendo mesmo recuar a épocas pré-romanas.
Pensa-se que do aparecimento de algares com indícios arquelógicos de uma mineração, foi ainda no século XIX, pesquisado o rio próximo da nascente da ribeira do Souto e no vale da Azaria, tendo-se como objectivo encontrar as "lêndias de ouro a bandeja e crivo". Talvez por isso, os romanos tenham fundado uma casa de campo - "Vila". Esta seria uma grande casa defendida pela célebre "cave canem",motivo pelo qual foi apontada, durante muito tempo, como "Vila Cam" (Vila do Cão). De facto, dá o abade de Miragaia a curiosa referência "Há um ribeiro cujo o leito, de tal a tal pontos apenas, aparece mui frequentemente ouro de apuradíssimo quilate, sendo certo que até os próprios pastores, sem terem conhecimento algum dos processos empregados para a procura daquele metal, o encontraram sem qualquer dificuldade".
        Sobre a origem da paróquia nada se sabe ao certo, pensa-se que ainda não estava construída no século XIV.
      

Sem comentários:

Enviar um comentário